VÍDEO: descarte irregular de lixo atrai dezenas de quatis e preocupa moradores de Mogi Guaçu
05/05/2025
(Foto: Reprodução) Situação ocorre no bairro Ypê Amarelo. Prefeitura diz que faz limpezas, mas moradores continuam descartando resíduos. Descarte irregular de lixo é alvo de reclamação de moradores de Mogi Guaçu
Pontos de descarte irregular de lixo têm sido alvo de reclamação de moradores do bairro Ypê Amarelo, em Mogi Guaçu (SP). Além da sujeira, a situação também tem atraído pragas. Uma moradora registrou dezenas de quatis vasculhando o local (assista acima).
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
No vídeo é possível ver os animais revirando o lixo em busca de comida. De acordo com os moradores, a situação é recorrente e se mantém mesmo após ações de limpeza da prefeitura e da própria população.
Entre os resíduos encontrados estão fraldas, sacolas plásticas, garrafas PET, restos de móveis e entulhos.
Risco para a saúde
Moradora de Mogi Guaçu flagra dezenas de quatis vasculhando lixo em ponto de descarte irregular
Reprodução/EPTV
A equipe da EPTV, afiliada da TV Globo, percorreu o bairro e flagrou diversos pontos de descarte, inclusive no meio da rua. As áreas mais críticas ficam nas avenidas Alíbio Cavenaghi e Georgina Theodoro de Oliveira.
Ainda segundo relatos, o lixo é descartado pelos próprios moradores, que utilizam as vias como ponto de despejo. “Por mais que a gente limpe, o povo não quer saber de ajudar nada, aí eu larguei mão também. Eu e meu cunhado limpávamos esse pedacinho aqui direto", comentou um morador.
O acúmulo de resíduos também preocupa pelo risco de proliferação do mosquito da dengue. A presença de recipientes plásticos e entulhos podem acumular de água e, consequentemente, se trasformar em criadouros do Aedes aegypti.
O que diz a Prefeitura de Mogi Guaçu
A Secretaria de Serviços Municipais informou que realiza limpezas frequentes no bairro, mas o local virou um ponto crítico de descarte irregular. A região foi limpa nos dias 18, 19 e 20 de março, e uma nova ação está prevista para a semana do dia 9 de maio.
Sobre a coleta domiciliar, a prefeitura disse que é feita três vezes por semana: às segundas, quartas e sextas-feiras no período da tarde. A orientação é que os moradores deixem o lixo em frente às residências e não nas esquinas.
A prefeitura disse ainda que a poda do mato alto será feita após a retirada dos resíduos e que denúncias podem ser feitas pelo telefone (19) 3811-7030. Multas estão sendo aplicadas a quem for flagrado descartando lixo irregularmente.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas